top of page
neuro.jpg
neuropsicanalise.png
cere.jpg

Sobre a Sociedade: https://npsa-association.org/


A Sociedade Internacional de Neuropsicanálise foi fundada em Londres, em julho de 2000, para promover o trabalho interdisciplinar entre as áreas da psicanálise e neurociência.
A Sociedade foi fundada para fornecer um fórum para clínicos e cientistas que pensam que é importante para os psicanalistas e neurocientistas para falar juntos, para educar uns aos outros, e trabalhar juntos, porque estamos estudando a mesma coisa.
Cada vez mais, as atividades da Sociedade reduziram o "tabu" de falar as línguas da neurociência e da psicanálise entre si.  Como nossos congressos e publicações têm recebido maior atenção, jovens cientistas e clínicos têm sido capazes de integrar cérebro e mente no início de suas carreiras, levando a contribuições enriquecidas para a literatura clínica e experimental.
Acesse agora!
Liderança da sociedade
Os co-presidentes da Sociedade são Mark Solms - psicanalista e neuropsicólogo - e Cristina Alberini, neurocientista da NYU, que também é treinada em psicanálise.  O falecido Jaak Panksepp, um pioneiro em neurociência afetiva, foi o primeiro co-presidente.  O secretário da Sociedade é Nikolai Axmacher (um neurocientista baseado na Universidade Rurh Bochum, na Alemanha), e o Tesoureiro é Irith Barzel-Raveh, um psicólogo clínico e consultor organizacional com sede em Israel.  A oficial de Ligação Europeia é Ariane Bazan (psicóloga clínica e psicanalista que ensina e conduziu pesquisas na Bélgica e editora da Frontiers in Psychoanalysis and Neuropsychoanalysis); para o México e a América do Sul é Daniela Flores Mosri (psicóloga que leciona na Cidade do México); e o oficial de ligação norte-americano é Richard Kessler (psiquiatra, psicanalista e educador neuropsiconalítico na cidade de Nova York).
Atividades da Rede Internacional e da Sociedade
Com centenas de membros em todo o mundo, a Sociedade também está ligada a mais de quarenta em todos os continentes, exceto na Antártida - com grupos em quase todos os países europeus, da Europa Oriental à Escandinávia; Turquia; Israel; África do Sul; Japão; vários países da América Latina; e toda a América do Norte.  Maria Sonia Goergen, neurologista pediátrica em Porto Alegre, Brasil, é Oficial regional de Ligação.

Encontre um grupo regional
Além disso, a Sociedade produz uma revista científica e acadêmica, Neuropsychoanalysis, publicada duas vezes por ano, apresentando artigos empíricos e teóricos de relevância para o campo, resenhas de livros e relatórios sobre o trabalho dos Grupos Regionais da Sociedade. Os co-editores são Richard Kessler e Maggie Zellner; a revista é publicada pela Routledge, uma marca do Grupo Taylor & Francis.  Assinaturas individuais estão disponíveis diretamente através de Taylor e Francis (para detalhes clique aqui), embora tanto o acesso on-line e cópias impressas são muito menos caros com a adesão da Sociedade.
A Sociedade organiza um Congresso anual sobre temas de interesse mútuo para a psicanálise e as neurociências. Nosso primeiro congresso foi em Londres 2000 sobre Emoção e foi seguido por congressos anuais:
Nova York 2001 na Memória
Estocolmo 2002 sobre Sexualidade e Gênero
Nova York 2003 em The Unconscious
Roma 2004 no Hemisfério Direito
Rio de Janeiro em julho de 2005 em Dreams and Psychosis
Los Angeles em 2006 em Relações com Objetos
Viena 2007 na depressão
Montreal 2008 em The Self in Conflict
Paris em 2009 sobre a questão Neuropsychoanalysis: Quem precisa dele?
Seattle em 2010 sobre o tema do Play
Berlim em 2011 sobre o tema de Minding the Body
Atenas em 2012 em Craving, Caring and Clinging
Cidade do Cabo em 2013 sobre aplicações clínicas de neuropsicanálise
Nova York em 2014 sobre pesquisa neuropsicanálise atual
Amesterdão em 2015 sobre repetição e plasticidade
Chicago em 2016 em Other Minds
Londres em 2017 sobre o tema da Compulsão para Prever
Cidade do México em 2018 sobre o tema da Repressão e Defesa
Bruxelas em 2019 sobre o tema do Sexo, Da Unidade e do Prazer
Nosso próximo congresso será em julho de 2020, em Porto Rico. Membros da sociedade recebem descontos sobre as taxas do Congresso e outros benefícios.

bottom of page